Maria Monteiro

Maria Monteiro

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Tchá cô bolo da Dona Eulália

O famoso tchá cô bolo da Dona Eulália - Cuiabá/ MT.

Tchá cô bolo é o linguajar cuiabano legítimo, a forma carinhosa de dizer chá com bolo.

E o melhor há 52 anos é o da Dona Eulália. Se eu contar ninguém acredita, mas a entrada para o reino encantado da Dona Eulália é esse corredorzinho estreito, nos fundos dessa casa sem reboco.
Esse corredor, sem nenhuma placa da Coca-Cola, sem número, sem nome, sem lenço nem documento, dá acesso a um salão que chega a receber até 800 pessoas num domingo ou feriado.

A varanda dos fundos da casa de Dona Eulália se transformou no salão, onde cabem confortavelmente até 50 pessoas sentadas. Eu sempre quando posso, tomo meu café da manhã aos domingo lá, com minha família.
Quando os mini bolos de arroz e queijo saem do forno à lenha, ainda soltando fumaça, é uma verdadeira provocação aos sentidos.

Quem compra o bolo de arroz ou queijo, paga 1 real para beber à vontade café, chá, chocolate e leite quente.
O meu preferido é o pão de queijo tradicional, mas sempre quando vou lá peço um de cada.

Lá tem pão de queijo frito também conhecido como chipa.
O pão de queijo tradicional cuiabano, que é um pouco diferente do paulista e do mineiro é muito saboroso: crocante por fora e macio por dentro.
E o bolo de arroz, que leva coco e manteiga em sua receita.
 Apesar de seus 78 anos, Dona Eulália, com a ajuda de seus 8 filhos, acorda às 3 horas da manhã para preparar a massa do bolo de arroz, para que as 5h30 da manhã comece a servir os primeiros quitutes. Dos 4 fornos a lenha, saem até 2 mil bolos de arroz aos domingos e feriados.
Para que isso seja possível, são socados em pilão de 25 a 30 quilos de arroz com 24 horas de antecedência.

O quadro abaixo ilustra bem a simpática e trabalhadora Dona Eulália, em sua labuta diária. Talvez isso explique seus 78 anos: fazer o que gosta, com muito amor.
Dona Eulália
Rua João Felix, nº 470 - Bairro Lixeira
Cuiabá/MT
Fone: (65) 3624-5653
Somente dinheiro e débito

Nenhum comentário:

Postar um comentário